ENTENDENDO MIOMAS UTERINOS
 
O que são miomas?
Miomas são tumores benignos (não-cancerosos) dos músculos do útero.

Os miomas são extremamente comuns, sendo estimado que afetam uma em cada cinco mulheres em idade fértil. A maioria das mulheres com miomas encontra-se entre 40 e 50 anos de idade ao diagnóstico. Os miomas podem apresentar variações quanto ao tamanho e crescem lentamente. Não é clara a causa dosmiomas, mas sabe-se que seu desenvolvimento é mais rápido Quando os níveis do hormônio feminino estrógeno encontram-se elevados, isso pode ocorrer durante a gravidez ou em mulheres Que estejam usando anticoncepcionais orais com alta taxa de estrógeno.

Em geral os miomas param de crescer e diminuem na menopausa, Quando os níveis de estrógeno se reduzem.

Quais são os sintomas?
Os miomas podem não causar nenhum sintoma.

Eles podem, por exemplo, ser descobertos por acaso durante um exame ginecológico de rotina. Algumas mulheres, todavia, podem apresentar sangramento excessivo durante a menstruaçã o ou sangramento irregular, fatos que podem levar à anemia.

Os miomas de maior tamanho podem pressionar os órgãos à sua volta, como a bexiga ou o intestino, provocando sintomas como dificuldade de urinar. ou, algumas vezes, necessidade de urinar frequentemente.

Os miomas também podem causar certo desconforto, o que significa desde uma leve dor nas costas até fortes dores, que podem ocorrer se o mioma estiver torcido. A gravidade dos sintomas está relacionada ao tamanho, número e localização dos miomas. Pode haver, algumas vezes. uma associação entre miomas e infertilidade
(impossibilidade de engravidar).

Alívio dos sintomas
Se os miomas são pequenos e não causam desconforto. seu médico poderá concluir que não há necessidade de tratamento, recomendando somente exames físicos e de ultra-sonografia. Caso você esteja grávida, provavelmente seu médico vai prescrever analgésicos e solicitar que seja feito um controle mais cuidadoso durante a gestação.

Para as mulheres que apresentam sintomas como dor ou sangramento menstrual excessivo devido aos miomas, uma das opções é o tratamento hormonal com substâncias como a progesterona.

O organismo, quando recebe doses elevadas de progesterona, reage como na gravidez, interrompendo a menstruação. Os efeitos colaterais são semelhantes aos sintomas Que ocorrem antes da menstruação, como retenção de água (inchaço) e, eventualmente, alteração de humor.

Cirurgia
As cirurgias feitas para retirar os miomas são, em geral, a miomectomia, que é a retirada do(s) mioma(s) e a histerectomia, que é a retirada completa do útero. Para mulheres mais jovens Que queiram manter a capacidade de engravidar, a miomectomia pode ser o procedimento de escolha.

Razões psicológicas podem levar as mulheres a decidir não remover o útero. Uma vez que o útero ainda permanece intacto, existirá sempre a possibilidade de surgirem novos miomas. A histerectomia é, com freqüência, recomendada para mulheres mais velhas que já tenham constituído família ou não desejam ter filhos.

A histerectomia pode ser realizada tanto por via vaginal como através do abdome, dependendo do que seu médico achar mais apropriado.

Terapia hormonal suplementar
Uma nova classe de medicamentos conhecida como análogos do LHRH é utilizada como auxílio no preparo da cirurgia de pacientes com miomas.

Os análogos do LHRH provocam a quase completa interrupção da eliminação de estrógeno pelos ovários. O resultado disso é que os miomas que são dependentes dos estrógenos diminuem de tamanho, o que pode tomara cirurgia mais simples e rápida. Pode também oferecer maior flexibilidade na escolha da data de realização do procedimento cirúrgico. Além do mais, com a interrupÇão da menstruação, as mulheres Que apresentam sangramento muito intenso têm tempo para se fortalecer e melhorar da anemia, para que estejam em melhores condições para a cirurgia.

Como a cirurgia requer uma incisão menor após ouso do análogo do LHRH, há a probabilidade da redução da perda sanguínea, tomando o pós-operatório mais tranqüilo e menos doloroso. Como os miomas voltam a aumentar de tamanho assim que se para de usar o análogo LHRH, esses agentes não são indicados para uso a longo prazo, mas sim para uso antes da cirurgia. Os efeitos colaterais dos análogos do LHRH incluem sintomas da menopausa, como ondas de calor, sudorese noturna, ressecamento vaginal e perda de cálcio dos ossos, que são na maior parte das vezes reversíveis.

Como posso obter mais informações
A escolha do tratamento é uma decisão importante que somente pode ser tomada por seu médico juntamente com você. Seu ginecologista deve discutir com você todos os procedimentos a serem feitos.

Especialidades
Centro de Endometriose
Visa proporcionar os recursos de apoio ás pacientes portadoras de endometriose
Centro de Histeroscopia
Um procedimento videoendoscópico realizado internamente no útero
Centro de Vídeolaparoscopia
Um procedimento videoendos-cópico realizado no abdômen da paciente por via umbilical
Microlaparoscopia
Técnica que substitui, com vantagens, a laparoscopia convencional
Miomas Uterinos
Os miomas são extremamente comuns, sendo estimado que afetam uma em cada cinco mulheres em idade fértil

Centro de Endometriose - Clínica Dr. Sérgio Galbinski
Av. Carlos Gomes, 403/608 - Auxiliadora - Porto Alegre - RS - CEP: 90480-000