top of page

CENTRO DE VIDEOLAPAROSCOPIA

A partir de uma tradição familiar, de pai para filho o Dr. Abrahão Galbinski, ensinou o Dr. Sérgio Galbinski a técnica laparoscópica adquirida em 1977 na Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA. Naquele ano o Dr. Abrahão adquiriu e trouxe seu primeiro equipamento de laparoscopia para Porto Alegre. Parte deste instrumental ainda é utilizada de forma eficaz e outra parte foi desativada e colocada no pequeno Museu de Instrumental Cirúrgico instalado na clínica. Em 1993, o Dr. Sérgio Galbinski, estagiou na Universidade de Toronto, Canadá, especificamente nas unidades que desenvolviam cirurgias videoendoscópicas. Desde então, tem sido extremamente atuante na aplicação e no desenvolvimento desta técnica.

equipamento de laparoscopia

O Centro de Videolaparoscopia foi desenvolvido para proporcionar este procedimento para as pacientes, de forma ágil e competente, num relacionamento ético com o ginecologista que indicou o procedimento. Dispondo dos mais modernos equipamentos, já realizamos cerca de 12.000 procedimentos.

 

A mesma rede de mais de 300 médicos também encaminhou pacientes para realizar videolaparoscopia pelo Dr. Sérgio Galbinski. Nestes casos, o médico recebe uma carta após a entrevista e um laudo médico após o procedimento. Em muitas situações, o doutor faz questão de telefonar para discutir o caso mais detalhadamente com o ginecologista. Toda paciente é reencaminhada para seu médico por óbvias razões éticas.

Cirurgia por videolaparoscopia

A videolaparoscopia é um procedimento videoendoscópico realizado no abdômen da paciente por via umbilical, com necessidade de pequena incisão cirúrgica. Utiliza-se a distensão gasosa do abdômen, permitindo o procedimento ambulatorial e sob anestesia geral. Quando o procedimento requer uma abordagem cirúrgica, são necessárias mais duas ou três pequenas punções pélvicas. 

O equipamento de videolaparoscopia do Dr. Sérgio Galbinski é da tradicional fábrica alemã Karl Storz, desenvolvido especialmente para uso ginecológico.

 

Neste caso, o diâmetro do equipamento é mínimo, de 3mm, fazendo com que não seja necessária a sutura das punções. Com estas características, o procedimento é bem menos doloroso. Apenas alguns centros brasileiros oferecem tal tecnologia, o que comprova nossa atualização tecnológica.

O Dr. Sérgio Galbinski foi pioneiro em microlaparoscopia.

bottom of page