top of page

ENTENDENDO SOBRE MIOMAS UTERINOS

O que são miomas?
 

Miomas são tumores benignos (não-cancerosos) dos músculos do útero.

Os miomas são extremamente comuns, sendo estimado que afetam uma em cada cinco mulheres em idade fértil, onde sua maioria estão na faixa entre 40 e 50 anos de idade.

 

Os miomas podem apresentar variações quanto ao tamanho e crescem lentamente. Não é clara a causa dos miomas, mas sabe-se que seu desenvolvimento é mais rápido Quando os níveis do hormônio feminino estrógeno encontram-se elevados, isso pode ocorrer durante a gravidez ou em mulheres que estejam usando anticoncepcionais orais com alta taxa de estrógeno

Imagem do WhatsApp de 2024-03-14 à(s) 22.26.18_6cb34b46.jpg

Quais são os sintomas?
Em muitos casos, os miomas são assintomáticos.

Eles podem, por exemplo, ser descobertos por acaso durante um exame ginecológico de rotina. Algumas mulheres, no entanto, podem apresentar sangramento durante a menstruação ou sangramento irregular, fatos que podem levar à anemia.

Os miomas de maior tamanho podem pressionar os órgãos à sua volta, como bexiga ou o intestino, sintomas provocando como dificuldade de urinar, ou, algumas vezes, necessidade de urinar frequentemente.

 

Os miomas podem causar dificuldades ou dores, podendo ocorrer até mesmo dores desde as costas. A gravidade dos sintomas está relacionada ao tamanho, número e localização dos miomas. Pode haver, algumas vezes. uma associação entre miomas e infertilidade (impossibilidade de engravidar).

 

Alívio dos sintomas

Se os miomas são pequenos e não causam desconforto, seu médico pode apenas acompanhar por exame físico e ultrassom. 

 

Caso apareçam sintomas como dor ou menstruação prolongada devido aos miomas, uma das opções é o tratamento hormonal com substâncias como a progesterona.

 

O organismo, quando recebe doses elevadas de progesterona, reage como na gravidez, realizando um bloqueio da menstruação. Como efeitos colaterais que são semelhantes aos sintomas Que ocorrem antes da menstruação, como a água (inchaço) e, eventualmente, uma alteração do humor.

6.png

Cirurgia
As cirurgias feitas para retirar os miomas são, em geral, a miomectomia, que é a retirada do(s) mioma(s) e a histerectomia, que é a retirada completa do útero. Para mulheres mais jovens que desejam manter a capacidade de engravidar, a miomectomia pode ser a cirurgia de escolha. 

 

A miomectomia pode ser realizada muitas vezes por histeroscopia (via vaginal e sem cortes) ou por via laparoscópica ou robótica.

 

Também existem procedimentos de destruição dos miomas por radiofrequência ou por embolização.

A histerectomia pode ser realizada tanto por via laparoscópica como por via vaginal ou abdominal.
​

4.png

Terapia hormonal suplementar
Uma classe de medicamentos como novos análogos do LHRH é utilizada como auxiliar no preparo da cirurgia de pacientes com miomas. 


Os análogos do LHRH provocam quase a completa interrupção da eliminação de estrógenos pelos ovários. O resultado é que os miomas são dependentes dos estrogênios, tornando-se rapidamente de tamanho, ou seja, podem possibilitar uma cirurgia mais simples e rápida.

 

Eles podem oferecer maior flexibilidade na escolha da realização do procedimento cirúrgico. Além disso, com a interrupção da menstruação, as pacientes têm tempo para melhorar da anemia e realizarem uma cirurgia em melhores condições físicas.

​

Como a cirurgia requer uma incisão menor, após o uso do menos pré-operatório do LHRH, há uma redução do corte, aproveitando o pós-operatório qüilo e reduzi-lo.

 

Os efeitos do LHRH incluem sintomas da menopausa, como ondas de calor, sudorese noturna, ressecamento vaginal e redução do cálcio dos ossos, que são na maioria das vezes reversíveis.

 

A escolha do tratamento deve ser feita em conjunto com seu médico e de acordo com o seu momento de vida.

bottom of page